quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sete Luzes que nos guiam na escuridão da ignorância - DeMolay

Em 1307, o rei francês Filipe IV, o Belo, colocou seus olhos no tremendo poder político e nas riquezas dos Cavaleiros Templários franceses, para erguer a França que estava em ruínas. Desta forma, ele decidiu planejar como derrubar a ordem e confiscar suas riquezas. Com isso, uma lista de crimes é forjada, e na sexta-feira de 13 de Outubro de 1307, os templários, juntos a seu Grão-mestre Jacques DeMolay, são presos em ordem de Filipe.

Após 7 anos, DeMolay não sucumbiu às torturas e veio a admitir por completo as falsas acusações que foram atribuídas a si e à Ordem. Em 18 de março de 1314, uma comissão especial, que havia sido nomeada pelo Papa, reuniu-se em Paris para determinar o destino de DeMolay e três de seus Preceptores da Ordem. A sentença dos juízes para os quatro cavaleiros era prisão perpétua. 

Mas numa dramática e brava reação, Jacques DeMolay e Geoffroy de Charnay(Ou Guy D'Auvergne) levantaram-se, após a leitura do veredicto, declararam que a Ordem era pura e santa e que as acusações tramadas contra ela, assim como as suas próprias confissões anteriores, eram mentira e calúnia. A comissão suspendeu a seção até o dia seguinte, a fim de deliberar

Ao ver que o processo estava ficando fora do seu controle e estando a absolvição da ordem ainda pendente, Filipe, o Belo decide um golpe de mão para que a questão templária fosse terminada, ordena o rapto de Jacques de Molay e de Geoffroy de Charnay, então sob a custódia da comissão de bispos, e ordena que sejam queimados na fogueira na Ile de la Cité pouco depois das vésperas em 18 de Março de 1314.

A morte destes 2 protagonistas deu origem à lenda de que Molay, durante sua morte na fogueira, intimou aos seus três algozes, a comparecer diante do tribunal de Deus, e amaldiçoando os descendentes do Rei da França, Filipe "O belo":

Jacques DeMolay passou a ser um símbolo de Lealdade e companheirismo, porque preferiu morrer à trair seus companheiros ou faltar com seu juramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário