sexta-feira, 2 de março de 2012

Condições para ser DeMolay

Adaptado ao texto: ''Condições para se Maçom"


Ordem DeMolay – A Ordem agrega um grupo de iniciados que, além de amarem o próximo, amam a si mesmos, evoluindo mentalmente, na incessante busca do saber.
Toda instituição que recebe seus adeptos por meio do processo iniciático foge do comum, pois, existindo uma “selecção”, a ordem ocupa-se dos problemas superiores, fugindo do vulgar

''Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é” (Carl Gustav Jung).

Reconhece-se um Demolay  por sua conduta.O DeMolay foi “escolhido” à mercê da vontade do Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, entre milhares de pessoas; é um “destaque” e por esse motivo ele faz jus às benesses que a ordem dispensa.
O DeMolay deve, a todo o momento, ser grato por ter sido “chamado” e demonstrar essa gratidão pelo seu viver.

O que a Ordem DeMolay lhes oferece? - Pela dedução de suas Leis, não oferece nenhuma outra vantagem aos seus filiados, senão a que se relaciona com a solidariedade, a amizade fraterna e o levantamento moral de suas personalidades.

A solidariedade não corresponde, necessariamente, à ajuda material. Ela pode ser uma mão ou um ouvido amigo, um favor ou uma palavra encorajadora. O compromisso subjacente é o de uma disposição de ajudar a outro DeMolay, ou sua família, com o mesmo nível de consideração que seria demonstrada em relação a um irmão natural. Nós podemos oferecer esse compromisso àquele disposto a manter mutualidade.

A Verdade é um dever e uma medida de valores que nos é confiada. Nós estamos dispostos a compartilhar as lendas, as alegorias e símbolos que as ilustram, com aqueles que estiverem dispostos a praticar as virtudes que elas representam.

Amizade fraterna, solidariedade e verdade exigem atividades e compromisso pessoal. Temos que fazer algo para colocá-las em prática. A Ordem pode dar aos jovens uma oportunidade de fazer algo para melhorar a si mesmo na busca daquelas verdades. Devemos demonstrar-lhe que os princípios  DeMolay's oferecem um modo de pensar e um modo de viver.

O candidato deve comparecer à Iniciação com uma disposição quase de "amar o seu futuro irmão" como a si mesmo. Isso exige um comportamento para com seu próprio corpo, para com sua própria alma e para com o seu espírito.

São admitidas pequenas rusgas, como sucede dentro de uma família, mas com a obrigação de serem passageiras.

O DeMolay tem o dever de tolerar esses incidentes e perdoar se eles tiverem sido mais intensos.

Concluindo, de tudo o que expusermos acima, temos a dizer que a Ordem DeMolay não tem objetivo nem a pretensão de convencer alguém a alguma coisa, pois sabemos todos nós que ninguém convence ninguém a nada, cada um é que se convence por si só.

Tudo o que contraria o bom senso e a lógica ou que seja contrário à prática do bem, não é a Ordem DeMolay.

V. Abrantes" - In

Nenhum comentário:

Postar um comentário