segunda-feira, 12 de março de 2012

Não desista do amor




Não vamos ficar prestando atenção naquilo que a gente perdeu. Vamos dar à vida uma nova oportunidade. Alimente essa expressão de fé dentro de você.
Deus sabe o que faz.

Se não aconteceu é porque não era pra ter acontecido. E esse é um desprendimento que requer muita simplicidade da gente, mas que pode dar certo. Quando a gente de fato interpreta a fé começa a interferência de Deus na nossa vida modificando os fatos ou até mesmo não permitindo que acontecesse aquilo que a gente gostaria que acontecesse. A gente pode resolver isso dentro de nós, assim, com simplicidade. Não deu certo, tudo bem, estou aqui, vou ter novos investimentos, vou ter novas possibilidades, vou fazer novos amigos, vou arrumar um namorado...

Enfim, você diante das suas frustrações acaba encontrando um caminho para continuar dando certo.
  
Deus age mesmo quando eu não estou vendo que Ele está agindo. Quando eu não dou notícia dessa ação. Deus não perde tempo de revelar seu coração humano. É o Seu grande objetivo, Ele não vai criar cercas para essa revelação. Ele vai querer mostrar-se a todos os povos a todas as nações mesmo sendo proprietários dessa verdade, nós precisamos ser também, tolerantes com aqueles que ainda não conhecem como nós conhecemos.

Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que pergunta sobre a compreensão do Antigo e do Novo Testamento. Padre Fábio nos lembra que Jesus não veio para substituir o Antigo Testamento, mas sim para cumpri-lo. Jesus, o Filho de Deus, nos fez compreender o desejo de Deus para nossa vida. É interessante porque o tempo todo estamos fazendo o processo de transição. O êxodo é o período da passagem, a travessia do povo, da escravidão para a liberdade. O êxodo é a experiência vivida construída para que a escravidão deixasse de ser realidade. O tempo todo vivemos essa experiência, porque eu tenho os meus êxodos, você tem os seus.
Precisamos sair dos territórios das nossas escravidões para chegar ao território tão desejado da liberdade. De maneira que vivemos na nossa vida, as dinâmicas do Antigo e do Novo Testamento. Eu sou judeu-cristão, eu tenho as raízes judaicas. Por isso preciso compreender os novos significados que o Cristianismo me traz.

Um dos aspectos mais interessantes e que precisamos todo tempo ter consciência é que Jesus nos faz livres das amarras da lei. Jesus vai nos dizer que a partir do momento em que nós mergulhamos nos mistérios de Deus a lei deixa de estar fora de nós.
Como os judeus que amarravam na cintura, trechos da Sagrada Escritura, assim eles sempre recordavam do compromisso que aquela lei pedia pra eles, era estar comprometido com os desdobramentos práticos que aquela lei pedia.

A verdadeira lei já está escrita nos corações. Quando eu mergulho nos mistérios de Jesus eu me transformo num ser livre, porque a adesão a Jesus faz a gente se livrar dos excessos. Se eu vivo a partir dessas regras, é porque eu já tenho a lei dentro de mim, os ensinamentos de Jesus já estão dentro do meu coração. Porque ao mergulhar no ministério da Sua palavra eu assumo o compromisso de ser Ele de novo, de ser com ele, de ser para Ele.
O que são as leis que estão de fora? Um referencial para quem precisa.... Isso é muito interessante. Audacioso eu diria! Um exemplo simples: numa praça pública a placa: não pise na grama. Se você já tem uma sensibilidade que é um bem público, você não vai precisar da placa, você vai identificar que aquele jardim merece o seu respeito. A lei já está escrita dentro de você.

A gente anda pelas cidades e às vezes é lamentável a sujeira nos muros. Aquilo revela que as pessoas não estão comprometidas com o bem comum, muitas vezes precisamos de uma lei. Quem ama o meio ambiente não precisa de uma regra que vem de fora.
É impressionante como na vida social o que significa ser um homem e uma mulher de Deus. Porque o respeito das regras sociais eles indicam que existe dentro de nós uma maturidade que nos diferencia dos outros.

Como é que podemos melhorar essa produção humana a partir da religião? Ensinando regras. Essas regras precisam vir morar dentro de nós.

Uma vez naquela confusão sobre o aborto, eu me recordo que eu disse assim: “Se vai ter a lei do aborto ou não, para o Cristão isso não faz diferença”. Definitivamente nós não podemos ser a favor da legalização do aborto. O verdadeiro Cristão saberá se portar diante de tudo isso. Temos que lutar para que nunca sejam aprovadas essas leis.
E você tem que saber que a lei escrita no coração, está acima de qualquer documento que porventura possam colocar diante de nós. Isso que eu queria dizer na época e não tive oportunidade, não foi possível.
É aquilo que falávamos no início, quer saber quem é você, retire os seus excessos. Quem é você, quais são os seus valores, o que é que rege as suas decisões, qual é o seu código de honra, o que realmente nessa vida te importa, onde você coloca o seu empenho? Essas são as perguntas que norteiam a nossa conversão. Porque quando nós respondemos com sinceridade, a gente vai ter condição de saber em que degrau dessa escadaria da salvação nós estamos situados.
E aí a gente vai descobrir a partir da resposta que daremos a todas essas perguntas qual o esforço que precisamos fazer para avançar mais nessa escadaria. Às vezes a gente corre o risco de não chegar à resposta porque a gente ainda não se fez a pergunta. Nós corremos o risco de sacralizar os nossos crimes, de guardar dentro de uma redoma. Não, não queira isso, viva o seu Cristianismo a céu aberto, dá mais trabalho. A graça de Deus nos dá esse restauro sempre que buscamos por ela.

Viva o seu Cristianismo no desafio do seu dia a dia. É fácil? Não é não, mas Jesus não prometeu que seria. É só você ter a certeza de Ele está contigo e que NÃO DESISTIR é sempre a opção mais interessante, mais inteligente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário